Neurologista CRM 770

Cãibras

Quase todo mundo já sentiu uma cãibra e sabe que é a contração muscular dolorosa e que alivia com o alongamento do músculo.
Os músculos são os órgãos efetores dos movimentos e responsáveis pela força muscular. Tem funções variadas, alguns de sustentação (como os paravertebrais que sustentam a coluna ereta), outros de ação (como os que promovem a marcha).Uns  são de contração rápida, outros de contração lenta. Há indivíduos que tem mais uns que outros e isto diferencia os atletas rápidos e os corredores de fundo.
Todos nós, inclusive atletas, estamos sujeitos a sofrer cãibras. Existem doenças diversas que provocam cãibras e por isso é preciso muito cuidado e avaliação especializada.
Mas vamos nos ater às cãibras não patológicas que podem ser de repouso ou por exercícios.
Existem as cãibras noturnas, que ocorrem durante o sono, perturbando o repouso noturno. Ocorrem principalmente em idosos e não se encontra causa justificável. Aconselha-se realizar alongamentos dos músculos que sofrem cãibras, pelo menos antes de ir dormir.
As grávidas também podem ter cãibras que incomodam bastante, também sem causa plausível, devendo-se evitar tanto quanto possível o uso de fármacos e recorrendo também a métodos fisioterápicos.
As cãibras dos exercícios são provocadas pelo esforço muscular e tanto mais quanto maior a sobrecarga. Diversos estudos são feitos sem que haja uma definição clara das causas básicas. Algumas teorias foram aventadas. Por exemplo, cogitou-se de um desequilíbrio hidro-eletrolítico, com perda de água e sódio, pela sudorese durante o exercício. Nenhuma comprovação foi conseguida até o momento, testando-se de diversas maneiras e com diversos produtos. Por exemplo, as bebidas esportivas não promovem resultados, porque não tem concentração suficiente de elementos que produzam modificações no teor sanguíneo. Além disso demoram mais de 10 minutos para chegar ao sangue e a cãibra já se resolveu. A água de coco também foi experimentada e não produziu nenhuma modificação apreciável. Um estudo feito com ingestão de banana também não surtiu efeito. O potássio não tem nada  a ver com a história, a não ser que a pessoa esteja em uso de diuréticos ou outra condição médica que abaixa  a taxa de potássio. Ingestão de produtos com magnésio também não trouxe resultados favoráveis.
A teoria neurogênica postula que a cãibra seja produzida por ativação/inibição dos receptores musculares e tendinosos, cujo equilíbrio seja rompido pelo grau de esforço muscular. Ainda faltam provas definitivas, mas é a mais seguida atualmente.
Estas conclusões foram retiradas de estudos em atletas profissionais, os corredores de média e longa distância.
Para os atletas recreativos, nada disto se aplica, porque pelo  condicionamento físico imperfeito, quaisquer esforços podem provocar cãibras. É claro que quanto mais preparados fisicamente, menos cãibras ocorrerão. Uma hidratação adequada antes e durante o exercício é desejável, assim como aquecimento e alongamento. As bebidas esportivas tornam-se opções a critério do gosto ( ou do modismo) porque não ajudam em nada. Não se justifica tomar produtos  ou remédios que contenham potássio, porque pode incorrer em  perigo se aumentar muito  sua taxa no sangue.

Compartilhe este Post

Related Post

Hemorragia Cerebral

A hemorragia cerebral (HC) é um dos tipos de acidente vascular cerebral (AVC), em que ocorre sangramento...

Quedas nos idosos

As pessoas de idade tem possibilidade de sofrer quedas. Acima de 65 anos, 28 a 35% pode...

Covid-19 e o Cérebro

O novo coronavírus pode atingir o encéfalo e representar uma grande ameaça. Este artigo é para chamar...

Deixe uma resposta