Neurologista CRM 770

Cefaléias

(Dores de Cabeça)

A dor de cabeça é uma das mais freqüentes reclamações das pessoas em geral. As mulheres sofrem mais que os homens: 30% das mulheres têm dor de cabeça e 8% dos homens. A dor de cabeça pode começar na infância ou na juventude. Portanto não é verdade que crianças não tem dor de cabeça ou que elas inventam. O médico usa a palavra cefaléia no lugar de dor de cabeça. A maior preocupação de quem tem dor de cabeça é o medo de ter uma causa grave como tumor ou aneurisma. Quando descobre que não tem estas coisas, então quer um tratamento para resolver a dor, o que é muito natural.

A Sociedade Internacional de Cefaleia elaborou uma classificação das dores de cabeça para que todos os médicos do mundo possam utilizar como modelo único. Esta classificação consta de 13 categorias diferentes e cada uma delas é subdividida em vários tipos, de modo que existem mais de 300 tipos de dor de cabeça diferentes.

Portanto para saber qual é a dor de cabeça do paciente, o neurologista precisa ouvir como é a dor, onde dói, como dói, o que piora ou o que melhora a dor, o que o paciente sente além da dor e muitas outras coisas. Assim o médico pode Entender qual é o tipo de dor de cabeça daquele paciente. Em seguida, o neurologista faz exame clínico minucioso. Aí então decide se precisa ou não de exames complementares como exames de sangue, tomografia, ressonância ou outros. A primeira função do neurologista é afastar doenças graves, a segunda dizer que tipo é a dor de cabeça e tratar de aliviar.

A maioria das dores de cabeça são benignas, ou seja, não tem nada de grave, nada que ponha em risco a vida ou o cérebro da pessoa, mas só o neurologista pode resolver esta questão. Entretanto, a dor de cabeça pode ser séria pelo sofrimento que provoca, ninguém gosta de ter dor, principalmente se é forte ou se aparece quase todo dia. Dor muito forte não quer dizer que seja grave, mas deve ser investigada.

As dores de cabeça mais freqüentes são a ENXAQUECA e a CEFALEIA TENSIONAL.

A enxaqueca é uma dor que vem de vez em quando, latejante, forte, provocando enjôo e vômitos; dura poucas horas até poucos dias, passa e repete após algum tempo. A enxaqueca pode começar com manchas na vista.  Pode ser hereditária e costuma haver muitas pessoas na família com dor de cabeça.

A cefaléia tensional é aquela enjoada, mas não tão forte, que dura o dia todo, quase todos os dias. Mesmo assim a pessoa trabalha e leva a vida. Costuma ser mais na nuca, mas pode tomar a cabeça toda, como se fosse uma faixa apertada. Nestes 2 tipos de cefaléia, todos os exames complementares são normais.

O que é importante é que dor de cabeça precisa ser bem analisada pelo neurologista para saber se é ou não grave. TODAS AS DORES DE CABEÇA TÊM TRATAMENTO eficientes, que se não curam definitivamente, pelo menos promovem grande alívio.