Neurologista CRM 770

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) é uma doença grave, a maior causa de mortalidade no Brasil e a primeira em invalidez no mundo.

Há 2 tipos, um em que há rompimento de uma artéria no cérebro provocando sangramento no cérebro (AVC hemorrágico = AVCH). Outro tipo mais comum (80%) é a oclusão de uma artéria, faltando sangue num parte do cérebro, o que se chama isquemia (AVC  isquêmico = AVCI).

O AVCI pode ser prevenido através de estratégias de combate a fatores de risco, aqueles que provocam a isquemia, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e algumas doenças do coração.

O AVCI se instala de maneira aguda, de uma hora para outra, de repente, com paralisia de um lado do corpo, boca torta, perda da fala, por exemplo. Clique na imagem para saber mais.

O tratamento mais eficaz é realizado dentro das primeiras 4 ½ horas do início. Para tanto é necessário que o paciente chegue ao Hospital dentro destas poucas horas, QUANDO MAIS CEDO MELHOR.

O Hospital tem que estar preparado para realizar todos os procedimentos para dar tempo de providenciar o tratamento:  atendimento de imediato, exames de sangue, tomografia do crânio, avaliação pelo plantonista e pelo neurologista, de uma maneira muito rápida.

Há 25 anos, o Dr. Sebastião Eurico de Melo Souza, criou o serviço AVC-URGENTE no Instituto de Neurologia de Goiânia visando dar este tipo de atendimento. Há treinamento anual para o staff de hospital abrangendo todo o corpo de funcionários, médicos e outros profissionais de saúde. Saiba mais em http://www.neurologico.com.br.

Veja o Dr. Sebastião Eurico falando mais sobre AVC, clicando aqui.

Compartilhe este Post

Related Post

Hemorragia Cerebral

A hemorragia cerebral (HC) é um dos tipos de acidente vascular cerebral (AVC), em que ocorre sangramento...

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

É um tipo de AVC menos comum mas a incidência está aumentando nos tempos atuais e que...

Dissecção de artérias cervicocranianas como causa de Acidente Vascular Cerebral

Uma causa de AVCI que também tem crescido.

Deixe uma resposta