Neurologista CRM 770

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) é uma doença grave, a maior causa de mortalidade no Brasil e a primeira em invalidez no mundo.
Há 2 tipos, um em que há rompimento de uma artéria no cérebro provocando sangramento no cérebro (AVC hemorrágico = AVCH). Outro tipo mais comum (80%) é a oclusão de uma artéria, faltando sangue num parte do cérebro, o que se chama isquemia (AVC isquêmico = AVCI).
O AVCI pode ser prevenido através de estratégias de combate a fatores de risco, aqueles que provocam a isquemia, como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e algumas doenças do coração.
O AVCI se instala de maneira aguda, de uma hora para outra, de repente, com paralisia de um lado do corpo, boca torta, perda da fala, por exemplo.
O tratamento mais eficaz é realizado dentro das primeiras 4 ½ horas do início. Para tanto é necessário que o paciente chegue ao Hospital dentro destas poucas horas, QUANTO MAIS CEDO MELHOR.
O Hospital tem que estar preparado para realizar todos os procedimentos para dar tempo de providenciar o tratamento: atendimento de imediato, exames de sangue, tomografia do crânio, avaliação pelo plantonista e pelo neurologista, de uma maneira muito rápida.
Há mais de 25 anos criei o serviço AVC-URGENTE no Instituto de Neurologia de Goiânia visando dar este tipo de atendimento. Há treinamento anual para o staff de hospital abrangendo todo o corpo de funcionários, médicos e outros profissionais de saúde.

Compartilhe este Post

Related Post

Hemorragia Cerebral

A hemorragia cerebral (HC) é um dos tipos de acidente vascular cerebral (AVC), em que ocorre sangramento...

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

É um tipo de AVC menos comum mas a incidência está aumentando nos tempos atuais e que...

Dissecção de artérias cervicocranianas como causa de Acidente Vascular Cerebral

Uma causa de AVCI que também tem crescido.

Deixe uma resposta