Neurologista CRM 770

Cefaleia Explosiva

Acho este termo mais apropriado para uma dor de cabeça que se instala abruptamente e atinge intensidade máxima em poucos minutos. Em inglês é “thunderclap”, sendo traduzido para o português como “em trovoada ou do trovão”.

É um tipo de dor de cabeça que preocupa pela instalação abrupta e forte intensidade deixando a pessoa em grande sofrimento por horas a dias. É uma experiência única, não costuma ser repetitiva. Se o paciente já teve dor de cabeça, essa é descrita com “a pior da vida”.

Este tipo de cefaleia costuma ser provocado por doenças potencialmente graves e, portanto, requer atendimento de urgência e investigação imediata.

Geralmente a pessoa leva as mãos à cabeça, interrompe a atividade que está executando, procura ficar em repouso, pode ter náuseas e vômitos. Perda de consciência a seguir pode ocorrer dependendo da causa.

Em 1/3 dos casos não existe uma causa reconhecida podendo ser por esforço físico (exercícios pesados), atividade sexual (cefaleia coital ou orgásmica), cefaleia da tosse. Mesmo cefaleias comuns com a enxaqueca e de tensão e rino-sinusite podem raramente ser assim tão abruptas  e intensas.  Mas mesmo nestes casos exige-se investigação de imediato para excluir causas mais graves.

O que é preocupante é  poder tratar-se  de  uma causa séria como ruptura de aneurisma cerebral, vasoconstrição cerebral, trombose venosa cerebral,  dissecção de artérias cervicais e cerebrais, hipertensão ou hipotensão intracraniana, crise de elevada hipertensão arterial, meningites.

A história clínica é fundamental porque ajuda no raciocínio médico promovendo pistas para o diagnóstico e orientando os exames e a conduta final.

Os exames clínico e neurológico já podem denunciar uma causa , identificando uma crise hipertensiva, rigidez de nuca na meningites e hemorragia subaracnóidea por ruptura de aneurisma, por exemplo.

O primeiro exame complementar a ser realizado é a  tomografia computadorizada de crânio, que, se for normal, deve ser seguida de angio-ressonância  magnética cerebral e até punção lombar para estudo do liquor (“líquido da espinha”) nos casos duvidosos.

Compartilhe este Post

Related Post

Quedas nos idosos

As pessoas de idade tem possibilidade de sofrer quedas. Acima de 65 anos, 28 a 35% pode...

Covid-19 e o Cérebro

O novo coronavírus pode atingir o encéfalo e representar uma grande ameaça. Este artigo é para chamar...

Doença de Parkinson

Esta doença é de incidência universal, predomina na raça branca, mais comum em homens. Rara em jovens,...

Deixe uma resposta