Neurologista CRM 770

Covid-19 e o Cérebro

O encéfalo (cérebro, tronco cerebral e cerebelo) contido dentro do crânio, recebe pelo sangue todos os elementos necessários para sua sobrevivência. É pelo sangue que ali chegam oxigênio glicose, sal, vitaminas e outros nutrientes. O encéfalo em si não tem reservas quaisquer. É por isso que a falta de sangue (isquemia), em poucos minutos provoca danos irreparáveis.

O sangue circula pelas artérias e por elas chega ao cérebro. As artérias vão se dividindo em ramos de menor calibre até os microscópicos capilares. Estes tem paredes compostas de uma célula apenas, fortemente ligada uma a outra (endotélio). É neste local que se fazem as trocas entre o sangue e o tecido nervoso, mas o sangue não entra dentro de encéfalo, apenas algumas substâncias passam de um lado para outro. Assim o fazem o oxigênio, a glicose e outros. A parede do capilar e algumas células que existem no encéfalo (astrócitos) que envolvem os capilares, formam a BARREIRA HEMATO-ENCEFÁLICA (BHE), evitando a passagem de certas substâncias ou outros elementos que possam ser prejudiciais.

Os vírus de um modo geral têm possibilidade variável de ultrapassar a BHE. Uns tem facilidade, por isso são chamados “neurotrópicos” como o da raiva, por exemplo. Se o vírus penetra, provoca uma inflamação no encéfalo que é a ENCEFALITE.  Esta se manifesta por cefaleia, alterações de consciência (sonolência, torpor ou coma), alterações de comportamento (apatia, inquietação, agitação), confusão mental e convulsões.

O novo coronavirus é considerado neurotrópico e tem, portanto, possibilidade de atravessar a BHE.

Além disto, o novo coronavirus pode atingir a encéfalo por outra via: a presença do vírus dentro do nariz, pode comprometer os nervos do olfato; estes nervos entram dentro do crânio por pequenos orifícios no osso que separa a cavidade nasal e o interior do crânio (por isso esta parte é chamada “ lâmina crivosa”); seguindo pelo nervo, o vírus chega ao encéfalo.

Outra possibilidade é que o novo coronavirus que desencadeia uma reação exagerada do sistema de defesa (sistema imune) do organismo, com produção de grande volume de substâncias inflamatórias (interleucinas, citoquinas), o que se denomina “tempestade ou tormenta inflamatória”, mas que considero “incêndio” é mais representativo. Este “fogo” se espalha pelo sangue e vai queimando como numa floresta. É possível destruir a BHE deixando entrar sangue, que é tóxico para o SNC, em alguns pontos mais vulneráveis.  Isto provoca a encefalite hemorrágica ou promove perda de mielina que envolve as fibras nervosas que conectam os neurônios (desmielinização).

A COVID-19 também pode atingir a encéfalo de uma maneira indireta. Esta virose provoca distúrbio da coagulação do sangue, que pode ocluir artérias dentro do encéfalo e provocar acidente vascular isquêmico (AVCI).

A resposta à pergunta acima é sim, o novo coronavírus pode atingir o encéfalo e representar uma grande ameaça. Este artigo é para chamar a atenção para essa complicação grave da COVID-19 e para reforçar ainda mais que AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, INDIVIDUAIS OU COLETIVAS, DEVEM SER SEGUIDAS RIGOROSAMENTE. E, se houver sintomas neurológicos, procure atendimento médico urgentemente.

Compartilhe este Post

Related Post

Hemorragia Subaracnóidea

A HSA é o sangramento que ocorre no espaço subaranóideo que se situa entre as camadas subaracnóidea...

Hemorragia Cerebral

A hemorragia cerebral (HC) é um dos tipos de acidente vascular cerebral (AVC), em que ocorre sangramento...

Meningites Bacterianas Agudas

Meningite é o nome que se dá a inflamação da meninge que é uma condição grave, que...

Deixe uma resposta