Neurologista CRM 770

Tremores

Tremor é um distúrbio de movimento de tipo oscilatório rítmico e regular. É mais comum nas mãos, depois nas pernas, mas pode ocorrer em outros segmentos como a cabeça, queixo e mesmo nas cordas vocais.  Com o passar do tempo pode passar de um segmento a outro e se generalizar.

Para o neurologista é importante determinar se o tremor é de repouso ou se aparece em determinadas posições (braços estendidos por exemplo) ou se é de ação, quando só ocorre durante o movimento (levar uma xícara à boca).

Raramente pode estar presente apenas durante uma atividade específica (ao escrever) ou somente com a pessoa de pé (tremor ortostático).

Portanto há diferentes tipos de tremor com diferentes possibilidades, e torna-se importante o diagnóstico diferencial porque a conduta depende do conhecimento da causa.

Existe um tremor fino, rápido e leve, que pode ser devido ao estado emocional, frio, fadiga (tremor fisiológico), ao hipertireoidismo, por efeito de certos medicamentos (os mais comuns são antidepressivos, lítio, ácido valpróico, neurolépticos), abstinência de bebidas alcoólicas e uso de drogas ilícitas.

O tremor de repouso é aquele que se observa quando a pessoa está quieta, distraída, principalmente numa mão ou na perna, e que pode desaparecer quando se presta atenção.  Este tremor é sugestivo de doença de Parkinson.

O tremor essencial é o mais frequente ocorrendo em 5% da população acima dos 40 anos de idade. É predominantemente de posição (tremor postural) mas pode também ser de ação. Geralmente é bilateral e simétrico nos membros superiores. Na maioria dos casos é familiar, mas existe também de forma esporádica.

O tremor quase que exclusivo de ação, que só aparece durante movimentos, ocorre em doenças do cerebelo ou por certos medicamentos que provocam mau funcionamento do cerebelo e suas conexões.

Existem outros tipos de tremor e outras causas, que vão ser investigadas pelo neurologista.

Compartilhe este Post

Related Post

Dor Lombar

Estou retornando a este assunto porque considero de grande importância, tanto pela prevalência como pelas condutas divergentes...

Nevralgia Pós-Herpética

O tratamento da nevralgia pós-herpética é desafiador, havendo alguns medicamentos com atuação variável e casos intratáveis e...

Quedas nos idosos

As pessoas de idade tem possibilidade de sofrer quedas. Acima de 65 anos, 28 a 35% pode...

Deixe uma resposta